sábado, 17 de novembro de 2018

CAÇADA DE ÓRION: Observação astronômica reúne comunidade escolar e colaboradores.

           Na noite de quarta-feira (14/11) foi realizado nas dependências do CEEP: Ministro Petrônio Portela a primeira CAÇADA DE ÓRION, observação astronômica realizada pelos bolsistas do PIBID e pelo GOA (Grupo Observacional de Astronomia) do Instituto Federal do Piauí Campus Parnaíba. O evento tinha como principal objetivo fomentar e despertar nos alunos da escola e nos membros da comunidade o interesse pela observação dos astros e no processo de divulgação e aprendizagem cientifica.
Vitor de Sousa Rodrigues, Alberto Senna, Thalia Santos e Eduardo Freitas Cardozo.







Diretora Ana Andreia (Primeira a direita), servidores e membros da direção do
CEEP - MPP presentes no evento.




















Lua vista de um dos telescópios 










































       













          O evento contou com o apoio do Colégio e do Órion Clube de Ciências, que fez uma exposição de fotos sobre os eventos, projetos e prêmios que o clube participou. O evento ainda contou com música ao vivo e um coffee breaking fornecido pela escola. A comunidade compareceu prontamente, mostrando assim a importância de eventos desse molde, com isso constatando o amplo interesse das pessoas na astronomia. 
Música Ao Vivo, orquestrada pelo professor Pedro (Física).

         O objetivo principal do PIBID, no nome dos bolsistas Eduardo Cardozo e Vitor Rodrigues (também membros do GOA), era juntamente com a escola e o clube atrair de forma prática os alunos do centro estadual para o grupo de estudos de astronomia realizado todas as segundas-feiras no CEEP, a partir das 8:30 da manhã, mostrando a eles a vivência prática da astronomia. Com isso, por intermédio do professor Bruno Pires Sombra, coordenador do PIBID e do GOA, o evento foi realizado utilizando os telescópios do Instituto Federal. Os telescópios utilizados foram um Galileano (Refrator) e dois Newtonianos (Refletores). 
      A comunidade escolar apreciou bastante o evento, desde os alunos, servidores e direção da instituição; afirmaram o interesse do evento se tornar periódico, sendo ele uma forma de fomentar a divulgação do clube e dos projetos de ciências associados. Para o professor Alberto Sena, um dos membros do GOA e um dos colaboradores do evento, o evento foi um sucesso e uma forma muito boa de divulgar o grupo observacional de astronomia.
Professor Alberto Senna, membro do GOA.












           O clube de ciências Órion, em nome de toda comunidade escolar, agradece aos bolsistas do PIBID, ao GOA e ao IFPI pelo belíssimo momento, e esperamos que possamos realizar mais momentos como esse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário